Empreender não é fácil. Requer experiências, testes, acertos e erros.

Por isso, se antecipe e saiba quais os principais erros cometidos por empresários:

01- Não se planejar.

O planejamento estratégico não é somente para grandes empresas! Realizá-lo é tarefa importante para determinar ações de maneira com que os objetivos sejam alcançados mais facilmente e com maior agilidade.

02- Não ter controle.

Um erro muito grande é não controlar as finanças de sua empresa e chegar a um ponto onde não se sabe o que pagou, de onde recebeu, se houve dívidas ou se é o seu pró-labore.

Além disso, não ter controle sobre o estoque ou até sobre as ações que a sua empresa realiza pode gerar o caos.

03- Não fazer pesquisa de mercado e da concorrência.

Muitos erros e caminhos podem ser evitados ou previstos antes mesmo da abertura do seu negócio quando você conhece o mercado em que atuará, suas principais tendências, falhas e consumidores.

04- Não se preocupar com o marketing.

É um erro esperar o cliente aparecer e ir até você, e não se mostrar para ele, fazê-lo te conhecer. Por isso, aposte em uma boa campanha de marketing.

05- Não visar a produtividade e capacitação da equipe.

Já falamos por aqui o quanto uma equipe produtiva, treinada, e em constante melhora faz com que sua empresa renda muito mais.

06- Ser chefe e não líder.

A liderança inspira, ajuda e é exemplo. Faz com que a equipe se sinta motivada e entende erros e falhas. Trabalha para a melhora do todo e não para o seu ego.

07- Não ter foco e disciplina.

Quando o empresário não tem foco em seu trabalho, deixa de ter atenção em questões importantíssimas como o cliente e o produto, além de sua empresa, finanças, controle. O foco também ajuda a entender se a sua ideia se adequa àquela realidade de mercado. 

Já que você soube quais os erros que empresários cometem, com certeza você evitará realizá-los, não é mesmo?

Mas se por acaso você errar, tudo bem. Não se deixe tomar pela fraqueza, entenda e assuma seus erros, e faça melhor numa próxima ocasião!