Select Page

Os sindicatos exercem importante papel de representação em diversos âmbitos da sociedade, para garantir os direitos de seus associados. Suas responsabilidades são diversas e existem diferentes formas de associação dentro da estrutura sindical, sempre com o objetivo de defender os interesses em comum de seus membros.

Entre as suas principais responsabilidades estão a negociação de acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, orientação sobre questões trabalhistas, participação na elaboração da legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias trabalhistas e preocupação com a condição social do trabalhador.

Os sindicatos podem também criar diversos projetos que visem a melhoria de vida de seus associados, como por exemplo exigindo melhores condições de trabalho, organizando eventos de formação sobre melhores condições de saúde e segurança no trabalho, entre outros.

Conhecer o papel deles é fundamental para que o colaborador exija seus direitos, que podem ir além daqueles previstos na CLT.

Em muitas organizações, o RH precisa estar atento, pois várias profissões têm o seu próprio sindicato e seus associados devem estar cobertos pelo que rege a convenção coletiva da classe, evitando-se denúncias ao Ministério do Trabalho e multas à empresa pelo não cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

Mesmo que atualmente os sindicatos não estejam com a credibilidade em alta na visão de muitos trabalhadores, é necessário conhecer a sua importância na história das relações trabalhistas para saber como o respectivo sindicato pode influenciar na sua profissão.

Como podemos observar, o papel dos sindicatos vai muito além das greves e manifestações. Sua missão é fazer com que a trajetória do profissional seja menos massacrante e com mais bônus do que ônus.

Lembre-se que a missão dos sindicatos é lutar por melhor qualidade de vida, de trabalho e de remuneração para todos os profissionais da classe, mas você deve fazer a sua parte e conhecer a atuação do seu sindicato para que possa decidir se irá, ou não, apoiar sua manutenção. Então, não deixe de buscar informações sobre o seu sindicato, pois ele pode estar lutando por direitos que você também precisa ou acredita!